Muitos aeromodelistas iniciantes já devem ter ouvido falar que para deixar o avião mais estável e fácil de pilotar deve-se diminuir o Exponencial do rádio. Será mesmo essa a função do Exponencial? E o que seria o Dual Rate D/R?
A confusão entre as duas funções do rádio é muito comum entre os modelistas, e parte de problema é culpa dos fabricantes que tratam os dois conjuntamente em seu manuais. Dessa forma, vamos começar conceituando individualmente e de forma genérica cada função mencionada acima:
Exponencial - A função exponencial é uma configuração disponível nos rádio controles mais modernos e tem o papel de personalizar a curva de funcionamento do servo em relação ao movimento do stick. Está disponível para os canais Acelerador, Profundor, Leme e Aileron, podendo ser ativado ou desativado através de uma chave específica.
A curva exponencial é totalmente personalizável, ficando à critério do usuário, conformo a imagens acima. Com a personalização da curva, há uma variação de sensibilidade da resposta do servo, ou seja, haverá momentos em que o movimento será mais lento ou mais rápido. Independente da curva, o comando disponível no stick ainda pode permanecer em 100%, porém distribuído de forma personalizada (exponencial), fato este que difere da função Dua Rate D/R.
Dual Rate ou D/R - Como pode ser observado na imagem acima, o Dual Rate, representado pelas letras D/R, foi alterado para 85,90 e depois para 75,75. Essa alterações diminuem o End Point do canal, fazendo com que o servo percorra apenas 85% de seu curso para a esquerda e 90% para direita ao movimentar a alavanca do stick até as extremidades, conforme a figura do meio. Esses parâmetros são independentes em relação ao exponencial e refletem o quanto de comando o avião terá. Comparando a figura da esquerda com a da direita, é correto afirmarmos que na configuração da direita o aeromodelo conta com 100% do comando e o servo responderá com uma velocidade uniforme. Quanto à figura do lado direto, o aeromodelo terá o máximo de 75% de comando e a velocidade de respota variável em 20%.
Dessa forma, quando se está aprendendo a pilotar aeromodelos, normalmente não se tem a sensibilidade aguçada de um aeromodelista experiente, o que leva os aprendizes à movimentarem os sticks bruscamente tentando controlar a aeronave. A reação do aero não pode ser diferente, gerando um voo confuso que resulta na queda da aeronave na grande maioria das vezes. Nessa situação, o mais indicado é a redução do D/R que resultará em um movimento limitado dos servos, aliviando o voo e contornando a inexperiência do piloto.
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