quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Cabos "Y" e Extensões: Usar só quando necessário!

Os cabos extensores e as conexões em Y são muito comuns no aeromodelismo, proporcionando facilidade de montagem, de configuração e de trimagem.

As extensões, como o próprio nome já sugeri, serve para  estender o cabo do servo, do ESC (Electronic Speed Control) ou de qualquer outro dispositivo a bordo, para que assim seja possível a conexão ao receptor. Essas conexões são mais comuns e necessárias nas aeronaves de grande porte, pois, durante a montagem, facilmente ultrapassam o comprimento do cabo original dos servos, impossibilitando a conexão do mesmo ao receptor.
Os cabos extensores possuem uma conexão padrão Futaba fêmea em uma das pontas e uma conexão padrão Futaba macho na ponta oposta, além de uma cabo de comprimento variável que possui três fios diferenciáveis pelas seguintes cores: Vermelha (Positivo +), Preta ou Marrom (Negativo - ) e Branca ou Amarela (Sinal).

A conexão do tipo Y é bem semelhante à uma extensão, diferenciando-se apenas pelo fato de ter duas saídas e apenas uma entrada. Os conectores e o cabo seguem o mesmo padrão da extensão, já o comprimento desses costuma ser pouco variável. A principal função do cabo Y é distribuir comandos idênticos para mais de um servo, fazendo com que os mesmos apresente um comportamento igual. Seu uso é justificado quando o rádio controle não possui canais suficientes para a quantidade de servos utilizados no aeromodelo, ou mesmo quando os servos apresentam papéis idênticos e precisam atuar o mais sincronizados possível. A primeira situação pode ser observada em pequenos aeromodelos que possuem dois servos na asa (um para cada aileron) e apenas 4 canais no rádio. A segunda situação é bem vista em aeromodelos de grande porte que levam dois ou mais servos para cada aileron, todos atuando na mesma direção e em sincronia.

É bem verdade que esses cabinhos são uma mão na roda, porém alguns cuidados devem ser observados quando se trata de aeromodelos, pois um pequeno erro pode significar "lenha", dessa forma, nosso conselho é que se use essa cabos somente em quando não há outra forma de resolver o problema.
Alguns cuidados que deve ser tomados para que não tragam problemas para o voo:
- Os cabos devem ser novos e com conexões de encaixe firme e seguro;
- Devem ser bem acomodados no aeromodelo para que não enrosquem no braço dos servos;
- Não potem conter nó ou amarrações que possam quebrar o cabo;
- Procure não usar com demasia, pois quando mais cabo mais conexões, logo, mais chances de problemas.

O cabo extensor dificilmente pode ser evitado quando se manuseia aeronaves de grande escala, o que força uma montagem de eletrônica perfeita e sem chance à erros. Já o cabo Y possui alternativas que podem evitar o seu uso e deixar a eletrônica do aeromodelo menos propícia à problemas, como é o caso do uso de canais extras que estejam disponíveis no receptor. Dessa forma, com uma mixagem no rádio, é possível manter a sincronia dos servos usando dois ou mais canais simultâneos. Assim, evita-se as conexões em Y e ainda possibilita-se a trimagem e configuração individual dos servos, o que pode ser muito útil em aeromodelos que possuem bequilha dianteira que nunca fica em conformidade com o leme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário