sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Tipos de Aeromodelos

A classificação ou agrupamento dos aeromodelos são diversas e levam em consideração vários fatores que vão deste o tipo de propulsão até o modelo do trem de pouso.
Vale ressaltar aqui algumas dessas classificações:

Tipo de Asa
A posição à qual a asa encontra-se presa à fuselagem do avião classifica o mesmo como aeromodelo tipo Asa Alta, Asa Baixa ou Asa Média. Os modelos tipo Asa Alta são os mais indicados para aeromodelistas iniciantes por sua facilidade de voo e grande estabilidade, porém alguns apresentam capacidade de executar manobras leves. Já os Asas Baixa possuem um voo mais esportivo e de velocidade, permitindo ao piloto a execução de manobras mai fortes sem perder a estabilidade e tranquilidade no voo. Os modelos classificados com Asa Média são destinados à execução de todo tipo de manobra e exigem mais experiência do piloto.
Este é o Cessna, um dos aeromodelos mais famosos. Como pode ser observado, a asa é fixada na parte superior do aero, o que o caracteriza como um asa alta.
Aeromodelo P51 é um Asa Baixa muito conhecido por sua velocidade e eficiência para manobras leves. Esse lindo avião representa os aeromodelos que trazem a fuselagem montada sobre a asa.
Quando fala-se em aeromodelo de manobra, é quase impossível não mencionar o Extra. Um clássico entre os Asas Média, esse aeromodelo representa a classe dos aviões fabricados para executar todos os tipos de manobras.

há ainda outra variações de aeromodelos segundo a posição da asa, como por exemplo os modelos biplanos que trazem duas asa, uma logo acima da fuselagem e a segunda imediatamente abaixo da fuselagem.
Tipo de Propulsão
A força motriz do avião também é um item que classifica-o em grupos diferentes, entre eles temos:
Aeromodelos à combustão: São os modelos que usam motores à combustão interna para serem impulsionados, sendo geralmente esses motores movidos à gasolina, glow, bioetanol, querosene ou mesmo avgas.
Aeromodelos elétricos: Nesses aviões o motor que os levam para cima é elétrico, funcionando com ajuda de um Electronic Speed Control - ESC que é uma dispositivo que possibilita a dosar o giro do motor de forma a obter a aceleração desejada.
Aeromodelos à elástico: Agrupados nessa categoria estão os pequenos aeromodelos que funciona à elástico, ou seja, são providos de uma mecanismos onde você só precisa girar muitas vezes a hélice dele no sentido contrário e soltá-la arremessando o avião.
Aeromodelos Planadores: Por fim, temos os aeromodelos desprovidos de qualquer propulsor à bordo, ou seja, são planadores que bem projetados que voam de acordo por meio de lançamentos manuais ou rebocados por outro aeromodelo, gerando altitude suficiente para alguns minutos de descida lenta e totalmente controlada.



Tipo de Fabricação
Diversos são os tipos de material usado na confecção dos aeromodelos, sendo a escolha dos mesmos baseado no tipo de voo do avião, no tamanho dele, no nível de complexidade de detalhes e também no peso. porém nada impede a fabricação de aeromodelos com mais de um tipo de matéria prima. Abaixo listo alguns materiais muito usados para fabricação de aeromodelos.
Madeira: Grande parte dos aeromodelos com mais de 1,00 metro de envergadura são construídos em madeira de balsa (espécie de madeira muito leve resistente) cortada à laser e entelados com filme plástico especial tipo monokote. Esses modelos costumam ser leves e ideais para voos esportivos e de manobra. Algumas peças de característica estética são confeccionadas em plástico ou fibra de vidro.
Fibra de vidro: Fuselagem de formas muito complexas tendem a serem construídas com materiais mais maleáveis como a fibra de vidro. A fibra também é usada na construção de aeromodelos de velocidade, conferindo enorme resistência e ótima aerodinâmica.
Isopor: Mais comum entre os aeromodelos elétricos, o isopor é amplamente usado na confecção de belos aviões, deixando-os cheios de detalhes e muito fáceis de voar. 
Depron: O depron é um material parecido com o isopor e usado em larga escala para a confecção de vários aeromodelos, principalmente de fabricação artesanal pois trata-se de um material de fácil manuseio.

Tipo de Trem de pouso
Os trens de pouso também diferenciam os aeromodelos, sendo os dois principais tipos: Triciclo e Convencional.
Triciclo: Este tipo de trem de pouco é provido de 2 rodas no trem principal localizado logo abaixo da asa, e um roda na bequilha dianteira a qual possui movimento mediante instalação de servo. O triciclo é encontrado em aeromodelos como Cessna, Boeing, Avistar Elite, Calmato e muitos outros, além de poder estar disposto na forma fixa ou retrátil.
Convencional: Este é o mais antigo tipo de trem de pouco, composto do trem principal com duas rodas logo na parte frontal do avião e uma bequilha traseira interligada ao leme, o que dispensar a instalação de um servo para a movimentação da mesma. Pode ser encontrado na maioria dos aeromodelos de manobra e alguns escalas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário