Um problema bem recorrente em aeromodelos são os servos tremendo ou mexendo sozinhos dentro do avião sem que qualquer comando seja enviado pelo rádio.
Há milhares de motivos que ocasionam esse problema e eliminá-lo pode exigir muito tempo e paciência.
Interferências
Um dos motivos é a interferência no sistema de rádio controle, e a própria interferência possui um mundo de situações que proporcionam a falha na transferência do sinal como: operação em proximidade à redes de energia elétrica, rádio de má qualidade, antena do receptor danificada ou mal instalada no aero, antena do rádio quebrada ou mal posicionada, bateria RX ou TX abaixo do recomendado, etc.
Quando o problema é interferência, geralmente mais de um servo apresenta os sinais de falha, ficando evidente que o problema pode não ser os servos. Neste caso, aconselha-se fazer uma série de teste como: desligar e religar o rádio; bindar novamente o receptor; testar o rádio com outro receptor e com os mesmos servos; verificar a carga das baterias e verificar se no local de teste há elementos que possar interferir na transmissão do sinal.
Servos danificados
A causa mais simples e fácil de resolver é quando o problema se concentra no servo, pois apenas a substituição do mesmo já resolve o problema.
Rádio Controle
O rádio também pode ser o responsável pelo mal comportamento de um ou mais servos do aeromodelo, seja por interferência (conforme explicado acima) ou por problemas físicos do equipamento. Muitos modelos tem a função Display ou Monitor que mostra informações dos potenciômetros das alavancas ou rádio, ou seja, exibe na tela do rádio os dados relativos à posição de cada alavanca (stick) em tempo real. Logo, se a alavanca encontra-se parada (sem uso), o monitor deve apresentar os dados da posição de cada uma delas SEM ruídos, ou seja, sem variações. Caso apresente variação, certamente este é o motivo do movimento involuntário do servo. Neste caso uma recalibragem dos sticks pode resolver, caso contrário, só a substituição dos potenciômetros trará a resolução do problema.
CDI
Caso esteja enfrentando este problema em um aeromodelo com motor à gasolina, o famoso CDI (peça responsável por mandar centelha à mistura de combustível) pode ser o responsável por tal questão. Essa peça costuma interferir no sinal do rádio em diversas circunstâncias, o que faz muitos aeromodelistas desistirem do uso de aeros à gasolina.
Alguns dos fatores que geram interferência do CDI ao servo são: CDI com cachimbo danificado deixando vazar centelha; receptor localizado próximo à bateria do CDI ou do próprio CDI; uso de link metálico no acelerador ou servos de baixa qualidade ou não indicados para aeromodelos à gasolina.
Independente do verdadeiro motivo pelo o qual o servo não está trabalhando dentro da normalidade, é à base de testes que descobrirá a solução para o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário